quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SALMO 139 (em poesia)


Senhor ; Tu me guardas e me  sondas
Conheces meu assentar, meu   levantar,
E também,  meus pensamentos
Minhas dores,  meus lamentos
Norteias meus passos, e meu andar.

Sem que houvesse palavras em minha boca
Tudo sobre mim já conhecias;  Ó Senhor;
Tu me sondas, na altíssima mansidão,
Do céu emana teu  Clarão
Que ofuscas com a luz do teu amor.

Se subir à montanha, lá te encontrarei
Se for pro alto mar, lá estarás também,
Em meus caminhos, tua mão me guiará
Assim a noite, como dia resplandecerá
E tua Destra, me guiará pelo caminho do bem.

Abençoaste-me  ainda no ventre de minha mãe
Quão maravilhosas  tuas obras são,
E minha alma, se rejubila com  tua luz
Tua mão , me guia e me conduz
Na grandeza do teu galardão.

No teu livro, estas coisas foram escritas
Antes mesmo que alguma delas houvesse,
Quão maravilhosos me são teus mandamentos
Que invadem meus pensamentos
Sem que algum deles eu tivesse  .

Não aborreço eu ; Ó Senhor !...
Aqueles que se levantam contra teu poder ?
Sonda-me Senhor; Tu que conheces o coração
Sustenta-me em tua mão
Para que  eu possa  viver e vencer.

Para sempre louvarei Teu nome
Despojado de orgulho ou vaidade,
Contemplando o firmamento
Faz de mim teu instrumento
Para toda a eternidade.

Manda sobre teu povo Senhor;
Tuas bênçãos, tua Glória,
Guia-nos Senhor; com tua mão
Pelos átrios da salvação
Nos conduzindo  Á VITÓRIA.

        J.  Coelho








Nenhum comentário:

Postar um comentário